
No mercado globalmente competitivo de hoje, a qualidade é um fator excencial para alcançar vantagem competitiva.
O mercado oferece diferentes alternativas para a implementação da gestão da qualidade, como as normas ISO.
O movimento da qualidade foca na construção da qualidade em todas as tarefas executadas pela organização.
Garante a qualidade na execução das atividades e no atendimento às necessidades expectativas dos clientes internos e externos.
No campo dos negócios, a excelência significa superar a expectativa do cliente interno e externo para que a empresa possa aumentar a fidelidade do cliente.
” Sem dúvida que o ponto de partida para alcançar a excelência é melhorar a qualidade constantemente e isso significa ser excepcional”.
Além disso, a excelência é a capacidade da empresa de obter lucros enquanto atende às necessidades dos clientes.
Excelência significa o sucesso na competição pela obtenção de produtos e serviços de alta qualidade, por sua vez, oferecidos aos clientes no menor tempo possível, de forma eficiente (Olaru, 1995).
No entanto, a excelência só pode ser mantida se for feita de forma sustentável.
A excelência sustentável é usada para designar “uma empresa que se mantém em uma situação exemplar – sucesso, lucro – por um longo tempo e que se adapta correta e eficientemente às exigências do ambiente socioeconômico.
A qualidade e a gestão são construídas com muito esforço e dedicação, leva tempo e planejamento, todo processo de construção gera um grande aprendizado para as empresas.
Por: César Augusto Cabral – Mestre em Engenharia – Consultor em Gestão e Resultados.
Seu comentário
Deixe sua avaliação ou pergunta