“Gerenciar é bater Metas”
Gestão e administração são a mesma coisa?
Muitas vezes os dois termos são tratados como sinônimos, mas, na prática, há algumas diferenças que precisam ser analisadas.
Administrar significa planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em sua concepção, o termo é mais voltado para o aspecto técnico, com foco no processo administrativo.
Segundo o fundador da Teoria Clássica da Administração, Jules Henri Fayol, o administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração a finalidade de alcançar os objetivos da organização. Sendo assim, a administração é racional e visa atingir as metas e os propósitos da empresa.
E o que é gestão?
A gestão é a atividade que tem como princípio fundamental incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários. O foco é a questão gerencial, cujo processo é voltado para o político-administrativo. Ou seja: carrega componentes mais humanos, por isso é mais intuitiva do que a administração.
Perceba que o gestor une as metas da empresa com a prática da equipe, pois consegue avaliar o trabalho das pessoas, fornecendo direcionamentos assertivos, e engajar o time nas entregas que dão valor ao negócio.
Gestão é resultados é meta, é construir um caminho para os resultados de um negócio.
“Gerenciar é bater metas, gerenciar é construir planos de ações , cumprir essas ações para o atingimento de metas”. Vicente Falconi.
Por: César Augusto Cabral – Mestre em Engenharia e Consultor em Gestão e Resultados.
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